Dois anos atrás, no México, meu amigo Pako Arit me apresentou um pouco mais da cultura mexicana através da coleção de tequilas do primo dele, Tito.
Eu, “todo mixologista”, já ia pegar o sal, o limão, a primeira garrafa aberta e o copo de shot quando escuto um “¡No mames! ¿Qué onda?”, algo como um “Que porra é essa? Cê tá zuando!?”
E depois daquele esporro e algumas risadas, aprendi com um legítimo mexicano algumas dicas de como beber tequila e apreciá-la.
– A tequila vem do agave e tequila boa é 100% agave. Fique atentx aos rótulos.
– Todas as tequilas que provamos saíram da geladeira e não do calor da prateleira. Depois disso não vi mais sentido em tomar tequila a temperatura ambiente.
– Tequilas añejos tendem a ter um sabor mais complexo e, logo, mais gostoso e leve na boca.
– Existem mais de 1200 marcas de tequila no México e para viajarem pelo mundo, assim como acontece com a cachaça do Brasil, precisam de uma denominação de origem, nesse caso o NOM, Norma Oficial Mexicana, que garante que o produto é realmente tequila.
– Tequila combina super bem com limão, abacaxi, laranja, grapefruit, tomate, café, água tônica, canela, melado, sal, chocolate, caramelo salgado e ervas frescas como coentro.
E para tomar tequila de uma forma diferente e aposentar a dupla limão e sal, que tal um shot com uma fatia de laranja com um pouco de canela e açúcar? Copo de shot com tequila gelada em uma mão e a fatia de laranja na outra e “Arriba, abajo, al centro y adentro!
Gostou das dicas? Não deixe de comentar, compartilhar e seguir a gente para mais notícias e dicas legais do mundo da alimentação!