A The Not Company (ou a “não-companhia”) existe há 4 anos e tem como objetivo combinar diversos produtos a base de plantas que gerem sabor, textura e consistência semelhante aos produtos de origem animal. Essa startup chilena, mais conhecida como Notco, ganhou visibilidade no Brasil após a criação da maionese NotMayo, feita a base de grão de bico e sem ovos, que é comercializada na rede Pão de Açúcar.
A sustentabilidade é um dos principais pilares da empresa, que usa a tecnologia para produzir alimentos com a mesma densidade nutricional, sem alterar o sabor e consequentemente gera menor impacto ambiental. Isso é possível através do uso de algoritmos de inteligência artificial, batizado como Giuseppe, que analisam todas as propriedades e valores nutricionais de determinado produto pra recriar a receita apenas com ingredientes vegetais.
Agora, o principal desafio da Notco no Brasil é ampliar o reconhecimento da marca com a criação de dois novos produtos: um leite vegetal, a base de repolho e abacaxi e um sorvete feito com a partir desse NotMilk.
Segundo o novo diretor da empresa no Brasil, Luiz Augusto Silva, as pessoas estão acostumadas a consumir produtos de origem animal e outro fator que também dificulta a mudança de hábito alimentar é o preço dos alimentos de origem vegetal que, geralmente custam mais caro porque estão sujeitos a um regime tributário diferente.
Com isso, a Notco do Brasil está estruturando uma operação para investir na produção local e, consequentemente diminuir o impacto financeiro no consumidor final. Assim, mais pessoas poderão ter acesso aos produtos da startup que garante atender a necessidade de todos os consumidores, independente se forem ou não veganos.
Gostou da novidade? Não deixe de comentar, compartilhar e seguir a gente para mais notícias legais do mundo da alimentação!