A 20ª edição do Comida di Buteco, maior concurso de comida de raiz do país, começa hoje, 12, e vai até o dia 12 de maio em 21 cidades de norte a sul do Brasil.
Polenta da Vovó, do bar Mercearia do Chopp, em São Paulo
Este ano, o evento comemora 20 anos contando as histórias de vidas de pequenos comércios familiares, os famosos “butecos”. O concurso que teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte, hoje está presente em todas as cinco regiões do país.
A grande novidade dessa edição é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20,00 em comemoração às duas décadas do concurso.
Como funciona o concurso
Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida) . O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de julho.
Confira a lista dos butecos participantes em: http://www.comidadibuteco.com.br/