Emoção, sabor e alegria marcaram o encerramento da pré-seleção Brasil para a Tiramisù Wolrd Cup 2023, no último dia 23 de setembro, em São Paulo.
No desafio mais doce do mundo, confeiteiros amadores prepararam o popular doce italiano à base de café e queijo mascarpone, seguindo as regras da Tiramisù World Cup, realizada na Itália, em Treviso, região do Vêneto. Todos participantes tinham que preparar a receita de um tiramisù clássico, de acordo à receita original, em tempo determinado, com todos os ingredientes obrigatórios fornecidos pela organização do evento.A versão brasileira do evento contou com quatro edições no país: duas em São Paulo, uma no Paraná e outra em Santa Catarina, entre os meses de julho e setembro deste ano. Como prêmio, os quatro ganhadores destas etapas estão automaticamente inscritos para as eliminatórias do próximo ano (sem taxa de inscrição) e ganharamuma Cooking Class online exclusiva com os campeões mundiais de tiramisù.
Os ganhadores foram a advogada Patrícia Guerra (São Paulo, 29/07), o eletricista Eduardo Riba (Joinville, 13/08), o diretor de escola pública Cristiano André Gonçalves (Curitiba, 03/09) e o coordenador financeiro Tiago Cintra (São Paulo, 23/09).
A nossa editora do Coolinary, a jornalista Catharina Castro, foi uma das juradas da final que aconteceu no Instituto Gastronômico das Américas, em Guarulhos, no último dia 23 de setembro. Catharina dividiu a missão de avaliar os participantes com o chef Guto Medeiros (presidente do júri), com o chef Gustavo Rossi e com a degustadora de cafés, Eliana Relvas. “Foi uma honra participar e poder poder provar tantas delícias feitas com tanto amor e cuidado pelos participantes. Tenho certeza que eles se darão muito bem nas próximas etapas do desafio e são promissores candidatos para ir à Itália no próximo ano”, afirmou nossa editora.
A pré-seleção brasileira foi organizada pela Tiramisù World Cup e pelo site Jardim Italiano, um portal de conteúdo sobre cultura, personalidades e variedades da Itália. O evento contou com apoio institucional do Consulado Italiano do Paraná e de Santa Catarina, da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, além da FIC Brasile – Federazione Italiana Cuochi e a Tiramisù Academy Brasil. A competição aconteceu em parceria com a Natural Café, de Curitiba, além de patrocínio da empresa alimentícia italiana Matilde Vicenzi e da importadora Calimp, de São Paulo.
Ficou interessado?
Para participar da Tiramisù World Cup, todos os participantes devem ser confeiteiros amadores e maiores de 18 anos, sem atuação profissional no setor de Gastronomia. A avaliação dos candidatos contempla requisitos como a prática de execução da receita, o equilíbrio da montagem, a aparência, o sabor, a harmonia e a intensidade do paladar. A banca de jurados é composta por chefs de cozinha, jornalistas e autoridades locais. Informações adicionais, como data e local das inscrições em 2023, devem ser acompanhadas pelo site e pelos canais oficiais da Tiramisù World Cup.
Serviço
Tiramisù World Cup
Site oficial: https://tiramisuworldcup.com/
Instagram: @tiramisuacademy.brasil
Facebook: Tiramisù World Cup